Pular para o conteúdo principal

Servidores da AGE participam do “Diálogos Amazônicos

Enviado por roberto.mendes em sex, 04/08/2023 - 15:47

Órgão central de controle interno do Estado possui grupos de trabalho que atuam na área ambiental 

A Auditoria-Geral do Estado do Pará (AGE), representada por auditores de finanças e controle e outros servidores, participa, de hoje até domingo, do “Diálogos Amazônicos”, um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região. 

A AGE possui dois Grupos de Trabalho de Auditoria Operacional que atuam no área ambiental: o GT do Setor Florestal (GTFlor) e o GT em Desenvolvimento Sustentável, cujos integrantes participantes da programação. 

“A participação da AGE no Diálogos Amazônicos está sendo muito enriquecedora, especialmente para os grupos de trabalho dedicados a temática ambiental. Além de dados brutos e indicadores de desempenho (que são importantes), o evento tem trazido experiências cotidianas dos atores diretamente envolvidos na realidade ambiental que as políticas públicas de várias esferas desejam impactar positivamente”, falou Leonardo Queiroz, que integra o GTFlor. “Estas experiências agregam uma nova dimensão prática a ser considerada no andamento dos trabalhos dos GTs de temática ambiental, já que eles têm como missão principal o fornecimento de subsídios para o aprimoramento das políticas  e serviços públicos oferecidos a estes atores como destinatários finais”, complementou. 

O evento, que ocorre no Hangar, é o primeiro da “Cúpula da Amazônia”, que ocorrerá em Belém nos próximos dias 08 e 09. Além de representantes de entidades, a programação reúne ainda movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos para discutir vários temáticas relacionadas à Amazônia como a reconstrução de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e a valorização das culturas originárias. 

GTFlor - O Grupo de Trabalho de Auditoria Operacional do Setor Florestal (GTFlor) tem por objetivo avaliar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da gestão florestal realizada pela Administração Pública Estadual, além de apoiar a gestão florestal a alcançar seus objetivos institucionais e agregar valor à gestão através da implementação de mecanismos de governança, controles internos e gestão de riscos.

GTDes - O Grupo de Trabalho de Auditoria Operacional em Desenvolvimento Sustentável  tem por objetivo avaliar a efetividade da implementação e dos mecanismos de controle do “ICMS VERDE” como instrumento de Po- lítica Fiscal voltada ao alcance dos objetivos de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, e de cumprimento dos compromissos assumidos no “Plano de Recuperação Verde – PRV”.

Texto: Lucila Pereira (Ascom/AGE-PA)

 

Servidores da AGE participam do “Diálogos Amazônicos