É uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria interna auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
A melhoria da gestão pública estadual perpassa pelo aprimoramento dos controles internos da gestão exercidos por meio de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vistas a contribuir ao atingimento dos objetivos institucionais de forma confiável e concreta, identificando possíveis inconsistências ao longo da gestão e gerando informações preventivas e oportunas para subsidiar o processo decisório, com ênfase na gestão de riscos.
Os serviços de auditoria interna (avaliação ou consultoria) visam atender às necessidades específicas de cada área do governo com foco em:
- Governança
- Gerenciamento de riscos
- Controles internos
Visa avaliar a conformidade das ações governamentais com as normas e regulamentos vigentes, bem como avaliar a eficácia e eficiência na execução de programas, projetos e atividades.
- Avaliação de Conformidade: Avalia se as ações, processos e projetos governamentais estão em consonância com as leis, regulamentos e normas vigentes.
- Avaliação de Desempenho: Avalia a eficácia e a eficiência com que programas, projetos e atividades governamentais alcançam seus objetivos.
Visa auxiliar órgãos públicos na solução de problemas específicos, na melhoria de processos e na implementação de novas iniciativas Através de uma abordagem consultiva e estratégica, os auditores atuam como parceiros dos gestores públicos, identificando oportunidades de melhoria, propondo soluções inovadoras e acompanhando a implementação de mudanças sem que assuma qualquer responsabilidade que seja da gestão.
Os serviços de auditoria interna (avaliação ou consultoria) visam atender às necessidades específicas de cada área do governo com foco em:
- Assessoramento: Serviço especializado que oferece suporte aos gestores públicos na tomada de decisões estratégicas, proporcionando soluções personalizadas e baseadas em conhecimento técnico.
- Treinamento: Processo educacional que visa desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores, capacitando-os a desempenhar suas funções de forma mais eficiente e eficaz.
- Facilitação: Facilita o processo de discussão em comitê, comissão, reunião ou grupo específico.
- Orientação: Consiste na elaboração de documentos informativos que oferecem orientações gerais e abrangentes sobre um determinado tema.
Assuntos estratégicos da gestão relacionados às temáticas de governança, de gestão de riscos e de controles internos do órgão/entidade.
O serviço de consultoria não se destina em nenhuma hipótese a casos concretos, a fim de se evitar qualquer ingerência nas atividades típicas de gestão. Dessa forma, o serviço de consultoria se destina a busca de propostas de soluções em termos abstratos.
Exemplos de Assessoramento:
- Desenho de políticas públicas;
- Aprimoramento do processo de governança organizacional;
- Gerenciamento de riscos corporativos e controles internos;
- Gestão de mudanças;
- Melhoria da eficiência e da segurança em processos de trabalho;
- Desenvolvimento de sistemas de informação.
Exemplos de Treinamento e Facilitação:
- Mediar o processo de de avaliação de riscos;
- Apoiar a autoavaliação de governança e de controles internos;
- Apoiar discussões sobre a criação, a expansão ou aperfeiçoamento de uma política pública.
- Ofício de Solicitação de Consultoria