Finalizou na tarde de hoje (23), o período de curso teórico e prático sobre “Gestão de Riscos na prática e no Sistema SAEWEB”, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

O objetivo do treinamento foi capacitar os servidores para colocar em prática a Gestão de Riscos nos órgãos e instituições do Pará. Após a implementação na CGE, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) é o próximo órgão a implantar a Gestão de Riscos para identificar, gerenciar e reduzir quaisquer eventos que possam afetar a organização pública, além de reduzir os custos no setor público e fortalecer a imagem das instituições governamentais, permitindo o avanço contínuo do Estado.
Os dois primeiros dias foram de atividades teóricas e aconteceram no Auditório da CGE. Já o terceiro dia foi realizado no Laboratório de Informática da Sefa, onde os servidores puderam colocar em prática os ensinamentos repassados e dar início à utilização do Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB), adaptado para utilização no Pará.
O curso foi ministrado pelo Auditor Robson Lopes, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF), que ressaltou a importância da Gestão de Riscos na governança pública.
“O curso é uma oportunidade de tirar um pouquinho da subjetividade ou do fundo da teoria e trazer experiências práticas na aplicação dentro do setor público que tem os seus desafios próprios. Geralmente a dificuldade do gestor é aplicar uma lei ou uma norma dentro do seu processo de trabalho e a proposta do curso foi trazer à prática a aplicação da norma. Nós debatemos muitas questões específicas de cada órgão com a ótica oportunidade de risco e trocamos experiências. Além disso, mostramos a utilização da ferramenta, cedida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, que vai ajudar no controle, no histórico, no registro e na melhoria da gestão de riscos para o Estado do Pará e os seus órgão”, informou Robson Lopes.

Texto: Jeniffer Terra (Coord. Núcleo de Comunicação)