Pular para o conteúdo principal

Reunião entre Auditoria Geral do Estado e TCE/PA discute a implantação do planejamento estratégico no órgão

Enviado por rodolfo.morais em qua, 25/01/2023 - 14:14

Objetivo é definir metas para os próximos anos de gestão

 

A Auditoria-Geral do Estado (AGE), na presença do Auditor-Geral, Rubens Leão, reuniu, na manhã desta segunda-feira (23), com a Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), Lílian Bendahan, para tratar sobre a criação do primeiro Plano de Gestão Estratégica do órgão, que irá definir metas e ações a serem trabalhadas nos próximos anos.

Participou também da reunião o grupo de trabalho formado por Auditores de Finanças e Controle (AFC) que serão responsáveis pela elaboração do planejamento estratégico do órgão. “A ideia surgiu do fato do órgão não ter um planejamento estratégico e vermos a necessidade, até mesmo para os nossos trabalhos, de ter um planejamento de auditoria, partindo de um planejamento estratégico, vendo a realidade de controladorias de outros Estados, como CGE/CE, CGE/MG e até mesmo de outros órgãos (do Estado)”, explicou a Auditora de Finanças e Controle Amanda Barbosa.

“A definição de um plano estratégico tem por finalidade um novo modelo de gestão do órgão, bem como a definição de metas e prioridades de atuação, a partir de um moderno sistema de controle interno que se pretende implantar no Estado nos próximos quatro anos”, pontuou o Auditor-Geral do Estado, Rubens Leão.

O Planejamento Estratégico consiste em um conjunto de ações sistematizadas e contextualizadas com a finalidade de definir objetivos e metas a serem alcançadas em um determinado período pelas instituições, além de revisar a visão, missão e os valores do órgão. O trabalho terá a parceria do TCE/PA, através da Secretaria de Gestão Estratégica (Sepge), por meio de um Acordo de Cooperação que deve ser assinado em breve entre os órgãos. “O termo de cooperação é importantíssimo para o fortalecimento da nossa parceria interinstitucional, além de confirmar a importância do planejamento estratégico na administração pública”, ressaltou a titular da Sepge, Lilian Bendahan.

 

Texto por: Lucila Pereira (ASCOM/AGE)