Um dos projetos transforma a Auditoria-Geral em Controladoria-Geral, ampliando o número de auditores, criando mais 20 cargos e trazendo outros avanços na estrutura funcional do órgão.
Na Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE/PA), 2022 foi marcado pelos investimentos na reestruturação do órgão e na reformulação do Sistema de Controle Interno do Estado. Entre as principais ações destaca-se a realização do concurso C-212, em janeiro, que resultou na nomeação de 26 auditores de finanças e controle. Somado aos 12 já existentes, os novos servidores chegaram para completar o quadro de auditores da casa, cuja lei de criação da AGE prevê 40 cargos. O último concurso a ser realizado no órgão foi em 2006.

“Um desses projetos transforma a Auditoria-Geral em Controladoria-Geral, na medida em que incorpora ao novo órgão atividades de Corregedoria. Além disso, cria novos cargos na atividade meio, amplia o número de auditores, criando mais 20 cargos e cria a carreira de Auditor de Finanças e Controle, entre outros avanços na estrutura funcional do órgão. O outro projeto atualiza o sistema de controle interno do Poder Executivo, o que não é feito desde 2006. Estamos trabalhando para que esses projetos sejam aprovados até a metade do próximo ano”, afirmou o titular da pasta.

Ainda dentro do projeto de reformulação do Sistema de Controle Interno, a AGE começou a desenvolver neste ano, juntamente com a Prodepa, o novo Portal da Transparência do Estado, que já está em fase de finalização, com perspectiva de lançamento para o primeiro semestre do ano que vem. Na nova estrutura do portal, o cidadão poderá navegar com mais agilidade para ter acesso às informações, que estarão disponíveis de forma clara e objetiva. O usuário poderá coletar dados de maneira prática com poucos “cliques”, sendo possível utilizar recursos de acessibilidade, como aumento de fonte e contraste de cores.

O projeto para construção do novo portal é fruto de um termo de cooperação entre AGE e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que utiliza recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de ações voltadas à melhoria da transparência pública do Poder Executivo Estadual.
Texto: Lucila Pereira/Ascom AGE
Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará