A equipe técnica da Controladoria-Geral do Estado do Pará participou da 54ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), promovido pelo Conselho, nos dias 05 e 06 deste mês, em parceria com a Secretaria de Estado da Transparência e Controle de Sergipe (SETC-SE). A programação contou com a participação de especialistas, gestores públicos, e controladores-gerais dos estados e municípios, que debateram sobre temas estratégicos relacionados ao cenário do controle interno no Brasil.

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com a inovação, a transparência e a eficiência na administração pública, o evento foi realizado em Aracaju e contou com a participação do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques, que apresentou a palestra sobre o tema “O Papel do Controle Interno nas Mudanças Climáticas”.
Durante a programação, também foi anunciada a parceria entre o Conaci e o Instituto dos Auditores Internos (IIA), ressaltando a importância da união de esforços entre instituições para promover boas práticas de governança, compliance e auditoria interna no Brasil.
Além disso, a Controladoria de Auditoria Interna da CGE-PA esteve presente na Reunião da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM (Internal Audit Capability Model), do Conaci. Durante o encontro, que reuniu especialistas e representantes de órgãos de controle, foram discutidos os aspectos da aplicação da IA-CM, que é uma ferramenta estratégica voltada para um modelo estruturado com o objetivo de avaliar e desenvolver a capacidade da auditoria interna para que ela cumpra seu papel de forma eficaz e agregue valor à gestão pública.
De acordo com a Controladora de Auditoria Interna, Amanda Campelo, a presença da equipe da CGE-PA nesta câmara técnica reforça o compromisso com a padronização dos processos, troca de experiências e alinhamento com as normas internacionais e a capacitação de auditores. “A Controladoria-Geral segue empenhada em contribuir para o avanço da auditoria interna no setor público, garantindo maior transparência e eficiência na administração estadual”, destacou.
A Controladora de Harmonização da CGE-PA, Lorena Arêde, também observa sobre a importância da programação para o aprimoramento da equipe da Controladoria. “A participação da CGE na 54ª RTC é de extrema importância pelo networking, pela aquisição de conhecimento, bem como pela solicitação de discussão de pautas sensíveis no âmbito do controle, a partir da apresentação de cases, de troca de experiências e debates, e de palestras, de modo que possamos adaptar os temas a nossa realidade”, explicou.
Visita – A equipe da CGE-PA, formada pela auditora de Finanças e Controle, Thalita Maia, a Controladora de Harmonização, Lorena Arêde e a Controladora de Auditoria Interna, Amanda Campelo, visitou a sede da Secretaria de Estado de Transparência e Controle de Sergipe (SETC-SE) com o objetivo de conhecer as melhores práticas executadas pelo órgão estadual, especialmente as voltadas para a integridade. Na oportunidade, a comitiva entregou um exemplar do código de ética da CGE-PA à secretária da SETC-SE, Silvana Lisboa.

Texto: Núcleo de Comunicação CGE-PA
Fotos: Assessoria de comunicação do CONACI
Núcleo de Comunicação da CGE-PA