Encerrou ao final da tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, o curso “Consultoria em Auditoria Interna", que capacitou 50 servidores estaduais. Entre os participantes estavam funcionários da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) e do Ministério Público de Contas do Pará (MPC/PA).

O curso contou com atividades teóricas e práticas de como executar uma consultoria, destacando o passo a passo, a metodologia e, também, a experiência que o instrutor traz na “bagagem”, conhecimento que pode ser aplicado agregando valor ao estado e às atividades dos servidores.
“Esta capacitação também objetiva fazer com que nós tenhamos materiais e conteúdo para desenvolver as nossas atividades. Esse curso vai agregar, principalmente, na prática das consultorias que vamos realizar nos órgãos do Estado. É uma atividade nova da auditoria, ela está sendo implantada em outros estados e também está sendo implantada aqui no estado do Pará através da CGE”, explicou Amanda Campelo, Controladora de Auditoria Interna da CGE.

O evento é resultado da parceria entre a Sefa e a CGE, através do termo de cooperação assinado pelos órgãos, que visa a modernização da gestão pública do estado do Pará, com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Pará (Profisco), e para dar continuidade à implantação da gestão de riscos no órgão.

“Vejo com grande entusiasmo a capacitação, já que ela é essencial para o atingimento dos objetivos institucionais e para que a governança pública se desenvolva. O objetivo maior sempre será uma melhor prestação de serviços à sociedade. Também vai permitir que a CGE e a Sefa estejam na vanguarda do que é praticado hoje no Brasil”, destacou Luciano Soares, Coordenador Fazendário de Controle Interno da Sefa.
Texto: Jeniffer Terra (Coord. Núcleo de Comunicação)