Pular para o conteúdo principal

Controladoria-Geral inicia projeto de educação permanente para capacitar servidores

Enviado por roberto.mendes em seg, 05/08/2024 - 15:36

O Projeto Alumiar visa impulsionar a aprendizagem e fazer a conexão com outras instituições do governo do Estado

A Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE) iniciou o Projeto “Alumiar”, que visa fomentar a educação permanente para servidores do órgão, e assim alcançar as metas e os indicadores dos processos de trabalho, conectando a CGE com diferentes instituições públicas e privadas para agregar conhecimento aos processos de trabalho.

cge

Padronizar os processos de trabalho das controladorias que compõem a CGE também está entre os objetivos do projeto, idealizado pela servidora Rosiane Souza. “A motivação para construir o Projeto Alumiar veio para instituir a educação permanente, fazendo com que o cotidiano seja o elemento impulsionador da aprendizagem significativa. Fazer a conexão com outras instituições nos possibilita esse diálogo e trazer o saber de diferentes profissionais para dialogar com a gente. Por isso, o 'Alumiar' representa a condução luminosa ao saber, à formação, ao conhecimento para os servidores do órgão”, destacou Rosiane.

Aperfeiçoar os servidores é o foco do setor de Gestão e Suporte. Abordar a temática do estágio probatório e suas peculiaridades é necessário, já que muitos servidores estão em fase de avaliação.

Reestruturação - “O Projeto Alumiar nasce para fomentar e melhorar os processos de trabalho dos servidores da CGE, após a reestruturação do órgão. O tema sobre o estágio probatório vem dar mais segurança e efetividade ao procedimento de avaliação e desempenho dos servidores que compõem o órgão”, disse a controladora-geral adjunta de Gestão e Suporte, Talita Magalhães.

cge

A primeira parceria foi firmada com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Michelle Prince, analista em Gestão Pública da Seplad, ministrou palestra sobre o tema, para servidores efetivos, em estágio probatório e do setor de Recursos Humanos do órgão. “Foi muito importante a conversa com a Seplad no momento crucial em que grande parte dos servidores está em estágio probatório, e também no momento em que a nossa Lei foi modificada, e criada a carreira. Isso vai trazer muito benefício para que a avaliação dos servidores aconteça de forma correta e profissional”, explicou o auditor de Finanças e Controle de encargo efetivo, Marcelo Paredes.

Outras palestras já estão previstas, em datas a serem definidas.

cge

 

Texto: Jeniffer Terra - Coord. Núcleo de Comunicação CGE