A Controladoria-Geral do Estado participou do evento “Diálogo Público do Pará”, promovido nesta quinta (15) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), em Belém.

A programação teve como finalidade discutir temas relacionados à administração pública e ao desenvolvimento dos municípios paraenses. Durante o evento, que contou com palestras e painéis, estiveram presentes prefeitos dos municípios paraenses, representantes do poder legislativo estadual e do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, além dos gestores públicos, do prefeito de Belém, Igor Normando e do Governador do Estado, Helder Barbalho. O Controlador-Geral do Estado, Marcos Cantuária, também marcou presença no encontro que abordou temas estratégicos como sustentabilidade, transferências especiais e contratações públicas na Região Amazônica.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho destacou que o Estado busca maior participação das cidades no evento climático, com a criação de uma zona municipal. “Nosso objetivo é mostrar ao mundo que o Pará tem muito a oferecer”, disse, complementando que essa estratégia busca ampliar a visibilidade do Estado no cenário global, com o destaque da capital paraense como sede da COP 30.
Segundo o Controlador-Geral do Estado, Marcos Cantuária, o evento é fundamental para debater temas importantes, que são vinculados ao desenvolvimento do Estado do Pará. “Além disso, a programação, com a participação dos órgãos de controle e dos gestores públicos é importante, pois contribui para que a administração pública, em todos os níveis, seja cada vez mais eficiente, transparente e benéfica para o cidadão”, ressaltou.
Fotos: Marcos Santos/Ag. Pará
Núcleo de Comunicação CGE