Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em sex, 05/12/2025 - 18:50

Com a participação da CGE-PA, o  encontro  possibilitou a troca de experiências e conhecimentos sobre Controle Interno, voltados para o ESG, governança climática além de destacar a importância do jornalismo investigativo

cge

Com temas estratégicos voltados para o aprimoramento da gestão pública, a programação da 56ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) reuniu cerca de 133 controladores dos Estados e municípios, além de autoridades estaduais na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, em Belém. Promovida pelo Conaci, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Pará, a programação ocorreu nesta quinta (04) e sexta (05) com o objetivo de destacar a sustentabilidade como centro dos debates voltados para o Controle Interno como foco na construção de um futuro ambientalmente sustentável, seguindo as boas práticas de ESG e governança climática.

Um dos grandes destaques da programação foi a Roda Viva sobre o tema “ESG, Governança Climática e Controle Interno”, que contou com a participação do presidente do Conaci e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, a coordenadora de licitações da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Barbosa e o auditor interno do Banco da Amazônia, Wendel Abreu.

O titular do Conaci, Edmar Camata, destacou a importância do controle interno no cenário voltado para o mercado de crédito de carbono. “Neste momento, os olhares estão voltados para aquelas nações que terão o mercado de compensação, especialmente o Brasil, e o quanto conseguiremos referenciar essa venda de crédito de carbono para que seja realizado de forma confiável, além da forma de como será comprovada essa comercialização, é algo totalmente novo então, dentro deste contexto, o controle poderá ajudar nos muito”, ressaltou.

Além da sustentabilidade, o conhecimento científico também ganhou destaque com a palestra da Doutora em Ciências da USP, Carla Tieppo, que falou sobre a neurociência aplicada ao controle interno, destacando os avanços tecnológicos na Ciência e na inteligência artificial, além de destacar que a gestão de riscos e a avaliação de processos com foco na prevenção.

Durante o evento, a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI, Katia Brembatti,destacou a importância da tecnologia como aliada nas investigações jornalísticas, que têm o poder de mudar positivamente a realidade brasileira com a divulgação de dados estratégicos do poder público.

Além disso, o painel, com a participação da coordenadora geral do IBCG Bahia,  Roberta Carneiro, e do auditor-geral da Empresa Brasileira  de Serviços Hospitalares-Ebserh, Marcus Braga, abordou os conhecimentos sobre governança e avaliação de políticas públicas.

Certificação

Ao final da programação, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) do Maranhão, as Controladorias-Gerais dos Estados do Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul, Roraima e dos municípios de Porto Alegre, Londrina e Rio de Janeiro receberam a certificação nível 2 IA-CM do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), uma validação externa que comprova que a auditoria interna alcançou padrões reconhecidos internacionalmente.

Lançamento

Na oportunidade, a Controladoria-Geral do Estado do Pará lançou o Guia de Gestão de Riscos, que é um material importante para orientar os servidores sobre o gerenciamento de eventos ou situações que possam afetar os objetivos institucionais.

De acordo com o controlador-geral do Estado do Pará, Ozorio Juvenil, a iniciativa reforça o comprometimento do órgão estadual com o aprimoramento dos serviços públicos. “Esse material é uma ferramenta importante para a gestão pública, especialmente no foco do controle preventivo, por isso lançamos em uma programação estratégica do Conaci para que todos conheçam a excelência do trabalho da CGE-PA no âmbito da gestão de riscos”, destacou.


 Case

A CGE-PA e a Companhia de Ativos e Participações do Pará também apresentaram um case sobre o tema “Integridade e Sustentabilidade: conexões no mercado de carbono voluntário no Pará”, com destaque para o trabalho desenvolvido pela sociedade de economia mista, que está na fase de estruturação para a operação de vendas de ativos de origem florestal. 

Durante a apresentação, os participantes do evento conheceram detalhes sobre a Companhia, como, por exemplo, o desenvolvimento da política de governança, código de ética, instrumentos de transparência, além da implementação da gestão de riscos, que terá o suporte da CGE-PA.