Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em ter, 23/09/2025 - 13:54

A Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE-PA) realizou, na última terça-feira (23), visita institucional à sede da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO), com o objetivo de conhecer as práticas e os processos desenvolvidos pelo órgão goiano nas áreas de auditoria interna, consultoria e gestão de riscos.

Pela manhã, a equipe da CGE-GO apresentou a estrutura organizacional da instituição, detalhando seu organograma e o funcionamento das diversas áreas que integram a Controladoria. Em seguida, a equipe da Controladoria-Geral de Goiânia apresentou a implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), que é uma metodologia internacional que mede o nível de maturidade e de qualidade das auditorias internas nos órgãos públicos, estimulando a melhoria contínua.

 Durante a apresentação, foram compartilhadas as lições aprendidas nesse percurso, evidenciando a importância da metodologia para o fortalecimento da atividade de auditoria interna no setor público.

De acordo com a controladora de Auditoria Interna, Amanda Campelo, o encontro foi fundamental para compreender essas experiências uma vez que o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é uma ferramenta estratégica para aprimorar a maturidade, a credibilidade e a efetividade das auditorias internas realizadas no Estado do Pará.

No período da tarde, os representantes da CGE-GO abordaram os processos de auditoria, consultoria e gestão de riscos. Além disso, outro destaque foi a apresentação sobre a atuação da Controladoria como consultora de órgãos e entidades do Executivo Estadual, especialmente no assessoramento à formulação de políticas públicas.

A CGE-GO demonstrou como esse trabalho vai além da função de controle, assumindo um papel estratégico ao orientar gestores desde a concepção das políticas, de modo a garantir maior coerência, eficiência e efetividade nas ações governamentais. Essa atuação consultiva fortalece a governança e contribui para que as políticas públicas sejam planejadas com base em evidências, riscos mapeados e objetivos bem definidos, resultando em entregas de maior impacto à sociedade.

A visita reforça o compromisso da CGE-PA em aprimorar suas práticas de auditoria interna, consultoria e gestão de riscos, buscando referências em boas experiências nacionais que possam ser adaptadas e implementadas no contexto paraense.
 

Núcleo de Comunicação CGE-PA