Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em ter, 30/12/2025 - 16:32

No ano de 2025, a Controladoria-Geral do Estado intensificou as ações com foco em parcerias estratégicas, qualificações e investimento em ferramentas que aprimoram a gestão pública estadual

cge

Com o objetivo de fortalecer a governança pública no âmbito estadual, a Controladoria-Geral do Estado promoveu neste ano uma série de ações voltadas para o aprimoramento do Controle Interno e da auditoria.

Uma das entregas relacionadas à integridade e o fortalecimento da transparência no Estado foi o aprimoramento do Portal Transparência, que é gerenciado pela CGE-PA e considerado como ferramenta estratégica para o mecanismo de controle social e participação cidadã. Ao longo do ano de 2025, o site obteve mais de 333 mil acessos, possibilitando que todos possam obter mais informações sobre dados institucionais, financeiros e patrimoniais dos órgãos do Poder Executivo Estadual, que são disponibilizados de forma automatizada a partir dos diversos da administração pública estadual.

Outro destaque relacionado à transparência pública foi a alta demanda registrada no Sistema de Informação ao Cidadão – SIC, que é um canal importante de comunicação entre o governo estadual e a sociedade. De acordo com a CGE-PA, responsável pelo gerenciamento desta ferramenta, o Poder Executivo Estadual respondeu 2.753 pedidos de acesso à informação, assegurando aos cidadãos a efetivação do controle social.

 

Parcerias

Para assegurar a modernização voltada para as boas práticas de controle interno, integridade e auditoria, a CGE-PA aderiu à Rede Blockchain Brasil, iniciativa nacional liderada pelo BNDES e pelo TCU, que consiste em um mecanismo de banco de dados avançado voltado para o compartilhamento transparente de informações o que permite o desenvolvimento de aplicações voltadas ao interesse público.

 

Além disso, a Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE-PA) e a Secretaria da Fazenda (Sefa) firmaram um termo de cooperação técnica para implementar novos instrumentos de controle das contratações públicas. A iniciativa permitirá a criação de um projeto piloto da Sefa, que disponibilizará os dados de contratações para que a CGE-PA realize o acompanhamento de todas as etapas do processo.

 

Qualificação

A alta capacidade técnica do quadro de profissionais da CGE-PA também ganhou destaque neste ano com a conquista da certificação internacional ISO 31000, concedida aos 17 auditores da Controladoria-Geral do Estado do Pará e também aos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Pará (SEFA-PA). O reconhecimento global é referente à Gestão de Riscos (RM – Risk Management) e contribui para o aprimoramento do trabalho voltado para a gestão pública mais preventiva, estratégica e eficaz.

 

Aprimoramento

Com o objetivo de debater sobre a gestão de riscos e controles preventivos para a transformação da gestão pública, a CGE-PA realizou neste ano o I Seminário Paraense de Auditoria e Controle Interno, que reuniu centenas de auditores internos, servidores, gestores, contadores, estudantes e especialistas no Tribunal de Justiça do Estado, em Belém.

A programação contou com palestras sobre auditoria interna, programas de integridade, comunicação estratégia e prevenção de riscos nas contratações o que fortaleceu a cooperação entre os agentes de controle no Estado.

Outro evento fundamental para o fortalecimento do Controle Interno no Estado foi a realização da 56ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), que contou com a participação de auditores, controladores de diversos Estados e municípios brasileiros. O evento reforçou o protagonismo da CGE-PA no cenário nacional especialmente focado nas discussões sobre a modernização dos mecanismos de controle, ESG e governança climática.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Ozorio Juvenil, a CGE-PA obteve bons resultados ao longo do ano ao reforçar as ações vinculadas ao aprimoramento do controle interno, auditoria e transparência pública. “Ressalto, que alcançamos a excelência ao conduzir nossos trabalhos que garantem o aprimoramento da gestão pública no Estado e o desenvolvimento da cultura da integridade. Por meio de cooperações técnicas, eventos e aprimoramento das ferramentas tecnológicas contribuímos para o fortalecimento da confiança nas instituições”, destacou.