A Controladoria-Geral do Estado (CGE-PA) esteve presente na programação oficial do Programa “Conversando com o Controle Interno”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), em Canaã dos Carajás. Na oportunidade, a Controladora-Geral Adjunta de Controle Interno, Ana Paula Pinto, representou a CGE-PA e o Controlador-Geral do Estado, Ozorio Juvenil, e a Controladora de Harmonização, Lorena Arêde, palestrou durante a programação.

Estiveram no evento os conselheiros do TCE-PA Luís Cunha (vice-presidente), Odilon Teixeira (corregedor), Lourdes Lima, Cipriano Sabino, Rosa Egídia Crispino (ouvidora) e Daniela Barbalho. Além disso, o evento contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado; da prefeita Josemira Gadelha, de Canaã dos Carajás; do presidente da AMAT Carajás e do prefeito de Cumaru do Norte, Célio Marcos Cordeiro; do presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Gomes, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

A iniciativa é coordenada pela Corregedoria do TCE-PA, sob a organização da Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) e faz parte do programa de interiorização do órgão estadual de controle. A programação reuniu participantes de 37 municípios das regiões de integração Carajás e foi voltada para os gestores e servidores públicos, acadêmicos e profissionais interessados em aprender mais detalhes sobre o controle interno, que compreende o conjunto de processos, métodos e procedimentos integrados adotados por uma organização para garantir que seus objetivos sejam alcançados de forma ética, eficiente e eficaz.
Durante a programação, a Controladora de Harmonização da CGE-PA, Lorena Arêde, ministrou a palestra sobre o tema “Prevenir é melhor que sanar: o controle interno como aliado estratégico da gestão pública”. A representante da Controladoria-Geral do Estado abordou a importância do controle preventivo na rotina dos servidores, por meio do mapeamento processual, da segregação de funções, da gestão de riscos e do envolvimento de todos os servidores, enquanto controles primários, inclusive da alta gestão.
De acordo com Lorena Arêde, essa participação representa uma parceria fundamental entre o TCE e a CGE-PA, enquanto órgãos de controle externo e interno. “O controle preventivo deve ser priorizado na Administração Pública. Para isso, os servidores devem estar bem capacitados e atualizados com as legislações aplicáveis e as boas práticas voltadas para o controle interno”, reforçou.
A Controladora-Geral Adjunta de Controle Interno da CGE-PA, Ana Paula Pinto, destacou a importância desta iniciativa promovida pelo Tribunal de Contas do Estado. “O Programa “Conversando com o Controle Interno” promove um diálogo essencial entre o controle externo e o controle interno. Além disso, eventos como esse representam a oportunidade de integração, aprendizado e cooperação institucional, permitindo que os órgãos estaduais de controle atuem de forma conjunta na construção de uma administração pública mais íntegra, transparente e orientada por resultados”, destacou.
Fotos: Emanoel Santos / TCE-PA

