Pular para o conteúdo principal
Enviado por roberto.mendes em qui, 09/10/2025 - 15:48

Os representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PA) e da Secretaria de Fazenda do Estado do Pará (Sefa) reuniram na manhã desta quinta-feira (09), na sede do órgão, para apresentação do Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB) e sensibilização sobre a importância da ferramenta para a implantação da gestão de riscos no Estado.

cge

Durante o encontro, o Controlador-Geral do Estado, Ozorio Juvenil, explicou sobre os detalhes do Sistema SAEWEB, que permitirá a implementação da gestão de riscos, permitindo a identificação e a prevenção de eventos incertos, ameaças e problemas que comprometam o alcance dos objetivos institucionais.

“A CGE-PA está iniciando a fase implementação da gestão de riscos no Estado e para que essa iniciativa tenha êxito estamos sensibilizando os gestores dos órgãos estaduais, incluindo a Sefa, e apresentamos o Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB), que será disponibilizado para todas as unidades gestoras. Ressalto que o sistema é uma ferramenta fundamental para tornar a gestão pública estadual cada vez melhor, destacando o Estado do Pará como vanguarda na governança”, explicou o Controlador-Geral do Estado, Ozorio Juvenil.


O Controlador-Geral do Estado ainda destacou que o Sistema SAEWEB promoverá melhorias contínuas na gestão da Secretaria de Fazenda do Estado do Pará (Sefa), permitindo a redução de custos no setor público e o fortalecimento institucional.


Estiveram presentes na reunião o secretário adjunto do Tesouro Estadual, Lourival Barbalho, o secretário da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, o diretor de Gestão Contábil e Fiscal da Sefa, Paulo Paiva, a Controladora-Adjunta de Controle Interno, Ana Paula Pinto, e o Controlador-Geral do Estado, Ozorio Juvenil.

Sistema – O Sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB) é uma tecnologia, que foi cedida pela Controladoria-Geral no Distrito Federal, e adaptada pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) para utilização no Estado do Pará com a finalidade de   sistematizar os trabalhos, facilitar e dar celeridade ao processo de gerenciamento de riscos dos órgãos.