
Nesta quarta-feira (30), a equipe da Controladoria Geral do Estado do Pará (CGE) esteve presente no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA), em Belém. O encontro teve o objetivo de apresentar as novas diretrizes do Sistema de Controle Interno (SCI) do Poder Executivo Estadual, cuja regulamentação será publicada em breve.
Durante a reunião, o Controlador Geral do Estado, Marcos Cantuária, destacou que “é fundamental sensibilizar os gestores sobre as novas diretrizes do Sistema de Controle Interno, pois são eles os grandes responsáveis por fomentar a cultura de integridade, transparência e boa governança dentro das organizações”.
Na ocasião, o Comandante Geral do CBMPA, Coronel BM Jayme de Aviz Benjó, e sua equipe demonstraram pleno alinhamento com os objetivos da nova diretriz e se comprometeram a adotar os princípios do novo decreto como instrumento de apoio à gestão, agregação de valor institucional e aprimoramento contínuo das práticas administrativas.
Além da presença do Controlador-Geral do Estado, a CGE foi representada pelo Controlador Geral Adjunto de Controle Interno, Renato Almeida, pela Controladora de Harmonização, Lorena Arêde e pelos auditores de finanças e controle, Rodrigo Kanzaki e Mirrael Larrat. Também participaram do encontro o Controlador Interno do CBMPA, Coronel Átila das Neves Portilho; o Assessor Técnico do Comandante Geral, Coronel Moisés Tavares; e o Chefe de Gabinete do Comandante Geral, o Tenente-Coronel Luiz Alfredo Galiza.
Sistema de Controle Interno - A iniciativa é fundamental para fortalecer a governança no âmbito da administração pública estadual, por meio da atuação preventiva do controle interno, com foco no mapeamento de processos, na gestão de riscos e na implementação de controles eficazes. O novo Sistema de Controle Interno propõe uma estrutura de responsabilidade compartilhada entre todos os servidores envolvidos na execução dos processos organizacionais, reconhecendo que o controle interno é parte integrante das atividades cotidianas da administração pública. Cabe à autoridade máxima de cada órgão ou entidade fomentar a boa governança e criar as condições necessárias para que esse modelo seja efetivamente implementado.
Núcleo de Comunicação CGE-PA

