Entre os dias 3 e 5 de fevereiro foi realizada, na Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a segunda turma da capacitação em Gestão de Riscos ISO 31000:2018. O curso teve 24 horas/aula e a participação de 55 servidores públicos, entre servidores da Sefa e da Controladoria Geral do Estado (CGE). A primeira turma foi realizada em janeiro deste ano.

Sefa e Controladoria-Geral do Estado assinaram, no ano passado, um Termo de Cooperação visando a implantação da gestão de risco no Estado. A capacitação faz parte das ações de cooperação entre os dois órgãos. A gestão de riscos permite identificar, avaliar e mitigar os riscos de forma sistemática. Para o setor público ajuda na melhora da tomada de decisões, na otimização de recursos e garantir que os serviços prestados à população sejam mais seguros e eficazes.

A capacitação proporciona as habilidades necessárias aos servidores para implementar essas diretrizes, promovendo uma cultura de gestão de riscos. “A gestão de riscos fortalece a governança pública, ajudando a promover um ambiente mais seguro e eficiente”, disse Luciano Soares, da Unidade de Controle Interno da Sefa.

A controladora de Auditoria Interna da CGE, Amanda Campelo, foi uma das participantes: “A capacitação em gestão de riscos é de extrema importância para o setor público, especialmente em um contexto em que a transparência, a eficiência e a responsabilidade são cada vez mais exigidas pela sociedade. Este curso ampliou meu conhecimento sobre as diretrizes internacionais de gestão de riscos, e me preparou para atuar como multiplicadora dessa ferramenta essencial em nossa instituição, e para consultoria aos órgãos e entidades do estado”, disse ela.
Texto - Ascom Sefa/Pará