A Auditoria Geral do Estado (AGE), representada pelo Auditor Geral, Ozório Juvenil, participa, de 17 a 21 de julho, de uma videoconferência com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – popularmente conhecido como Banco Mundial - para tratar sobre o projeto “Avança Pará”, que receberá investimentos da instituição. A programação, aberta oficialmente pela Vice-Governadora, Hana Tuma, é destinada aos titulares das pastas ligadas à Administração Direta do Poder Executivo Estadual.
Durante os cinco dias de programação, os participantes discutirão assuntos relacionados às linhas de atuação previstas no projeto: Combate à Fome, Conservação Ambiental e Aceleração de Aprendizagens do Estado do Pará.
Avança Pará - O "Avança Pará" é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e apresenta um diagnóstico dos índices educacionais do Pará que refletem diretamente nas condições econômico-sociais da população e na degradação do meio ambiente, prevendo as seguintes linhas de atuação:
- Proteção social: ampliação do atendimento às famílias em vulnerabilidade social, priorizando a insegurança alimentar grave. Criação de uma rede de cooperação para combate à fome a partir da promoção da adesão dos municípios ao Plano Estadual de Segurança Alimentar e investimento em infraestrutura a partir de equipamentos de órgãos de assistência social em áreas vulneráveis.
- Educação: alfabetização na idade certa a partir de avaliações diagnósticas e formativas frequentes, garantia de materiais estruturados, formação de professores e colaboração com os municípios (ICMS). Aceleração da aprendizagem com ensino no nível certo, formação de tutores, aplicativos de correção de manuscritos, sistema de Alerta Preventivo de Evasão (SAP) e Busca Ativa, além de infraestrutura escolar sustentável com construção e adaptação de escolas considerando aspectos de sustentabilidade ambiental em localização estratégica (demanda e vulnerabilidade social);
- Meio Ambiente: uso de tecnologias e conectividade para fortalecer o combate ao desmatamento, apoio a negócios da bioeconomia em locais estratégicos do Estado do Pará e implantação de programa de pagamento por serviços ambientais.
Texto: Lucila Pereira (Ascom/AGE-PA), com informações do Agência Pará.