A diretoria da Controladoria Geral do Estado lançou, nesta quarta-feira (26), a carta de serviço do órgão, em um evento voltado para os servidores na sede da CGE. O documento oficial, que reúne todo o escopo de serviços ofertados, foi apresentado pela coordenadora do Núcleo de assessoria técnica, Rosiane Souza e também pelo controlador-geral adjunto de Controle Interno, Marcos André Cantuária.

Durante o evento, a coordenação da assessoria técnica destacou a importância da elaboração da carta de serviço, que irá auxiliar na disponibilidade de informações sobre os serviços da CGE que atendem as demandas dos cidadãos, empresas e servidores públicos do Estado. O documento também é uma ferramenta importante para garantir a melhoria da gestão pública, o fortalecimento da transparência e ampliação da participação social. Além disso, a carta de serviço está disponível no portal Pará Digital e ficará acessível no site da CGE.
De acordo com o controlador-geral do Estado, André Bassalo, o lançamento da carta de serviço da CGE tem o objetivo de atender a necessidade de aperfeiçoar o relacionamento entre a administração pública estadual e a sociedade. “Destaco também que a carta de serviço é uma ferramenta importante para aprimorar o processo de transparência ativa, permitindo que a gestão pública seja mais acessível a todos, promovendo maior confiança e viabilizando o controle social sobre as ações do governo”, destaca.
O documento reúne informações detalhadas sobre os seguintes serviços: portal Transparência Pará, serviços de ouvidoria, orientação ao agente de Controle Interno – ACI, consultoria para o aprimoramento da Governança Pública Estadual, auditoria interna de conformidade e desempenho de ações governamentais estaduais, consultoria por meio de treinamento em processos de gerenciamento de riscos, controle interno, integridade e transparência, acompanhamento das recomendações emitidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará em seu parecer prévio nas contas de governo, além da emissão do relatório anual de contas de parecer anual de contas da Controladoria Geral do Estado, Sistema de Registro de Bens e Valores – SISPATRI e apuração de irregularidade e ilegalidade no serviço público.